Conversor SIP para E1
Sem dúvida, foi um dos projetos top 10 que mais gostei de atuar. Um robusto e versátil conversor de voz do protocolo SIP para R2/ISDN que atende as principais operadoras de telecomunicações com redes NGN.
Operadoras de telefonia NGN que possuem redes de voz baseadas em IP, necessitam de algum equipamento na ponta do cliente para converter a sinalização SIP para a interface de voz, normalmente E1 R2/ISDN.
Esta demanda surgiu enquanto eu trabalhava em uma grande operadora de telecom, que iniciou sua rede de voz ngn e desde o início precisava de uma solução compacta, estável e de custo acessível, que tornasse viável e simples a entrega de circuitos E1 para o cliente final.
A partir do gateway de voz de E1 TDMoE da Aligera, com hardware e projeto de engenharia desenvolvido por eles, sugeri modificarmos o projeto de software desse gateway para fazermos um piloto de um gateway SIP-E1. Isto porque tradionalmente o Gateway TDMoE E1 necessitava de um PABX com interface TDMoE conectado a ele para funcionar, sendo de certa forma um equipamento passivo já que a implementação dos protocolos R2, IDSN, QSIG, etc, era realizada pelo PABX.
Concluímos que era totalmente viável inserir uma versão modificada e mais compacta do Asterisk no firmware do gateway TDMoE, transformando-o em um verdadeiro Gateway SIP-E1. Como na época existia uma limitação da capacidade de processamento do gateway, decidimos quais seriam os recursos que deveriam compor o Asterisk para que ele funcionasse adequadamente.
O resultado foi a criação do gateway de voz AG521, um equipamento com Asterisk embedded, extremamente compacto, estável e rápido, o qual conecta-se a porta E1 na Central PABX através dos protocolos MFC/R2 ou ISDN e a porta ethernet na rede lan ou wan, conectando-se assim no sip server.